Aqui, nas páginas que serão postadas o "Consolador" irá alertar e infundir coragem para os momentos de angústia de qualquer procedência, tornando-nos mais aptos para enfrentar os desafios da existência.


terça-feira, 24 de maio de 2011

DINÂMICA DO AMOR



Ser Espírita, é ser Cristão.
Por isso consagramos estas linhas para a meditação em torno da vivência do amor, como nos exemplificou perfeitamente Jesus. O Cristo de Deus, não fazia acepção de pessoas, amava a todos indistintamente. E o mais interessante, doava a maior parte de seu tempo, sua dedicação e seu afeto inigualáveis, aos desvalidos da sorte, aos carentes e desguarnecidos das benesses da conquistas materiais.
Sabemos, e já foi dito inúmeras vezes, que Ele tinha vindo para os doentes, pois estes é que necessitavam de médicos. Mas será que apenas essa carência de evolução ou de alimento espiritual que nutre o crescimento das almas, que levou Jesus a se aproximar e se dedicar tão especialmente aos quais citamos?
Acredito firmemente que não.
Há nos corações que sofrem, uma maior receptividade ao aconselhamento e à intervenção amorosa dos Espíritos cuidadores, que por isso estes são alcançados com mais facilidade e conseguem ser resgatados do charco com mais destreza.
Aqueloutros, os que se regalam nas facilidades da vida carnal, detentores provisórios de recursos amoedados, de poder, de instrução improfícua, julgam-se tão acima do bem  e do mal, que cessam temporariamente a capacidade de ver e ouvir com os olhos espirituais. Para estas pessoas só a dor adentrando seus palácios de areia, consegue retirá-los de sua zona de conforto e transferi-los para um novo patamar de percepção e de movimentação na esfera do espírito. Tantas alusões se fez sobre tais, a metáfora da queda do paraíso, e do "não comereis do fruto da árvore da ciência do bem e do mal", já nos permite vislumbrar o espírito imortal, em seus ensaios no livre-arbítrio, colocando-se na condição de superiores a Deus. Vemos aí o princípio das ilusões que crestam espíritos nascedouros!
Quando também o Cristo disse ser mais "fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus", também não temos aí a percepção acurada do senhor, mostrando-nos com clareza as nossas dificuldades quando nas facilidades do mundo?
Mas por que falamos desta forma? Para compreendermos o quão distantes muitos de nós nos achamos, da prática do amor na escalada com o Cristo. Nos afileiramos em seu exécito de luz, mas não nos munimos de suas armas imprescindíveis ao tentame. Amor, renúncia ao ego, aceitação das diferenças.
Eis a trilogia de nossa dinâmica do amor.
Façamos o que estiver em nossas possibilidades e demos do que já possuímos, mas não admitamos a paralisia moral diante de tanta urgência por parte de nossos irmãos, que precisam ser soeerguidos prestamente nos ultimatos da regeneração planetária.
Espíritas sede Cristãos! Levantem essa bandeira.

Roberta Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário