Aqui, nas páginas que serão postadas o "Consolador" irá alertar e infundir coragem para os momentos de angústia de qualquer procedência, tornando-nos mais aptos para enfrentar os desafios da existência.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

DEUS NA VISÃO ESPÍRITA

Gerson Monteiro, neste artigo, faz uma brilhante síntese da visão espírita de Deus. Colocações muito bem feitas. Adorei! Por isso repasso aos meus queridos com carinho,
Roberta Cavalcante



"Quando um amigo me perguntou por que eu era Espírita, seguidor da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, respondi-lhe dizendo que era porque aceitava os seus princípios fundamentais, a saber: 1 ) a existência de Deus; 2 ) a imortalidade da alma, pois ela vive após a morte do corpo; 3 ) a evolução do espírito até atingir a perfeição através das reencarnações; e 4 ) a comunicação dos espíritos desencarnados com os encarnados.
É claro que, ao me tornar Espírita, entendi a necessidade de me modificar moralmente e me tornar um Homem de Bem. Isto porque Allan Kardec afirmou, em O Evangelho segundo o Espiritismo, que o verdadeiro Espírita é reconhecido pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega em domar suas más tendências.
Ainda a respeito de Deus, encontramos na Questão n 1, de O Livro dos Espíritos, a seguinte definição: "Deus é a inteligência Suprema do Universo e causa primária de todas as coisas". Aliás, é uma síntese magistral do Criador, ou seja, que acima de todas as inteligências que existem no Universo, está, portanto, a inteligência Divina, e que Ele criou tudo o que existe: o mundo material, tanto quanto os espíritos encarnados e desencarnados.
Com relação ser Ele a causa de tudo o que há no Universo, o melhor argumento é o da própria ciência, ou seja, a de que "não há efeito sem causa". Ora procurando a causa de tudo o que existe no Universo, e que não é obra do homem, concluiremos logicamente de que se trata de uma obra de Deus. Vale aqui lembrar que Voltaire, um vulto notável do pensamento francês, afirmou com seu raciocínio prático sobre a existência do Criador: "O Universo me espanta e não posso imaginar que este relógio exista e não tenha um relojoeiro".
De fato, podemos afirmar que esse "grande relógio", incomensurável mecanismo que é o Universo, foi projetado por uma inteligência que denominamos - Deus, o Grande Arquiteto. Isso confirma o que o salmista asseverou: "Os céus declaram a Glória de Deus e o firmamento as obras de Suas mãos". Enfim, Deus é o Pai Nosso no dizer de Jesus na Oração Dominical".


Gerson Simões Monteiro é vice-presidente da Funtarso (Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário